Grupo Prodimagem | Medicina Nuclear

Muito prazer, somos a Imagem Molecular e este, é o nosso espaço virtual. Seja muito bem-vindo! Que tal nos conhecer um pouco mais? Tecnologia, precisão e segurança garantem a qualidade de nossos serviços. Conheça e entenda nossos procedimentos e exames.

MEDICINA NUCLEAR

Diagnóstico e terapia através de partículas ou nuclídeos radioativos.

CINTILOGRAFIA
PET/CT ONCOLÓGICO
PET SCAN
Medicina Nuclear

Relacionada à Imagiologia, a Medicina Nuclear é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapia através da utilização de partículas ou nuclídeos radioativos.

Com esta especialidade, há a possibilidade de observar o estado fisiológico dos tecidos por um método não invasivo, uma vez que ocorre a marcação de moléculas participantes nesses processos fisiológicos com isótopos radioativos.

Em outras palavras, a medicina nuclear possibilita a detecção de células tumorais no início de seu desenvolvimento, propiciando um tratamento precoce antes mesmo das manifestações sintomáticas do câncer. A medicina nuclear é fundamental para acompanhamento de pacientes que tem ou tiveram tumores, indicando para o especialista que o acompanha, uma segurança maior na prescrição do tratamento. Ou ainda, para pacientes que possuem risco genético com indicação de acompanhamento.

Radiofármacos

Os radiofármacos são medicamentos que recebem material radioativo em sua composição. Apresentam atuação diversa, mas são principalmente utilizados no diagnóstico de doenças, tumores ou funcionamento irregular do organismo, assim como na terapia e auxílio no tratamento, possibilitando avaliações anatômicas, morfológicas e funcionais.

Na Medicina Nuclear, os radiofármacos tem constante atuação, principalmente na Neurologia, Cardiologia e Oncologia. O mais utilizado é o tecnécio-99, que permite o SPECT, a tomografia por emissão de fóton único, utilizando emissores gama. Contudo, recentemente, a tomografia de emissão de pósitrons, ou PET-CT, tem crescido consideravelmente, tal como o radioisótopo Flúor-18, que possibilita esse exame.

Por causa da contínua necessidade de energia, a revolução celular em processos tumorais é rápida e nociva à anatomia humana. Quando injetado o F-18 no paciente, o flúor se concentra no local onde a energia é gasta, concentrando-se nas células tumorais. Esse processo permite detectar prematuramente processos cancerígenos.

O F-18 tem meia-vida curta. Sua radioatividade cai pela metade a cada duas horas, ou 110 minutos, praticamente deixando de existir após seis ou oito horas, dependendo da quantidade.

A cintilografia é um exame da Medicina Nuclear, pelo o qual é possível obter informações sobre a anatomia ou função dos órgãos, através do uso de radiotraçadores, substâncias radioativas injetadas no paciente, como o 99mTc e o F-18. O aparelho capta e mede essas emissões, transformando-as em imagens.

É um procedimento não invasivo, que garante maior conforto, qualidade e precisão ao paciente. Pode ser realizado em conjunto com diversas áreas da Medicina, desde a Cardiologia até a Oncologia. Dentre essas, é relevante abordar a cintilografia em algumas especialidades, como:

  • Cintilografia de Perfusão Miocárdica
  • A cintilografia do miocárdio é um importante procedimento, responsável pela avaliação do fluxo sanguíneo pelas artérias que nutrem o coração (coronárias) e sua irrigação no músculo cardíaco. Diagnostica eventos cardíacos graves, como o risco de infarto ou angina do peito. Pode ser realizado em repouso ou sob estresse físico, quando o paciente é incitado ao aumento do fluxo sanguíneo.

  • Cintilografia de Tireóide
  • Este procedimento auxilia na investigação de problemas na tireóide, principalmente quanto aos nódulos. Determina o funcionamento da glândula tireóidea e de nódulos tireoidianos, avaliação de massas cervicais ou retroesternais, investigação etiologia de quadros de tireotoxicose e planejamento terapêutico com I-131.

  • Cintilografia Renal
  • A cintilografia renal é exame de avaliação que compreende dois procedimentos: a cintilografia renal dinâmica e a cintilografia renal estática.

    A cintilografia renal dinâmica estuda o fluxo sanguíneo renal através da urina radiomarcada, determinando parâmetros quantitativos, além de avaliar a hipertensão renovascular, a uropatia obstrutiva, o rim transplantado, a função renal diferencial e também a evolução da NTA e IRC.

    A cintilografia renal estática avalia doenças císticas do rim e o envolvimento renal por tumores, podendo diagnosticar também pielonefrite aguda e prováveis sequelas (cicatrizes), rim multicístico displásico, ectopia renal ou rim único, infarto renal e anomalias renais.

  • Cintilografia Óssea
  • Um dos procedimentos mais antigos e mais realizados da Medicina Nuclear, a cintilografia óssea consiste no rastreamento e detecção precoce de lesões no esqueleto como um todo.

    Através desse exame, é possível investigar a presença de metástases, infecções e inflamações ósseas, osteonecroses, dores lombares, fraturas de estresse, avaliação de próteses e seguimento de tumores ósseos, e doenças osteometabólicas.

  • Cintilografia com Gálio 67 e Análogo de somatostatina (octreoscan)
  • Há cintilografias que tratam exclusivamente no estudo e tratamento de tumores, e para cada caso, é administrado um radiofármaco próprio para avaliação e tratamento específicos.

    Uma delas é a cintilografia com 99mTc, que auxilia na detecção de tumores mamários, assim como apresenta a evolução do tratamento com quimioterapia. Com o Gálio-67, é possível colher informações de muitos tipos de tumores, mas é focado, principalmente, no estadiamento de linfomas.

    Os radiofármacos são diversos. O exame e tratamentos adequados dependem de parecer médico. Consulte um especialista para maiores informações.

  • Cintilografia Pulmonar
  • A cintilografia pulmonar consiste em duas técnicas: A perfusão e a ventilação.

    Durante a perfusão, é possível avaliar o fluxo sanguíneo em toda a área pulmonar, podendo detectar casos de tromboembolia pulmonar. A cintilografia de ventilação indica se áreas do pulmão ventilam corretamente. Ambas as técnicas em comparação, permitem obter o resultado do exame.

  • Cintilografia de Perfusão Cerebral
  • A cintilografia de perfusão cerebral é um exame que procura investigar, diagnosticar e tratar demências, epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC), traumas e transtornos psiquiátricos.

>> PREPARO CINTILOGRAFIA DA TIREÓIDE >> PREPARO CINTILOGRAFIA DO MIOCÁRDIO
  • O que é?
  • PET/CT, ou tomografia por emissão de pósitrons, é um exame que faz o diagnóstico através do mapeamento de substâncias radioativas inseridas no organismo. Em geral, faz uso do FDG, ou 2-[F18]-fluoro-2-deoxi-glicose, que em suma, é a glicose em composto químico. Depois de aplicada no paciente é necessário aguardar a captação dos sinais radioativos.

    Como as células tumorais apresentam intensa utilização de glicose como fonte de energia, o metabolismo da glicose possibilita, portanto, medir o metabolismo das lesões e detectar alterações funcionais.

  • Como é feito este exame? Quanto tempo dura?
  • É feito uma triagem com o paciente para a coleta de dados necessários para a realização do exame. Feita a avaliação, é solicitada a produção do FDG, de acordo com os dados dos pacientes individualmente, e agendado o retorno deste.
    Injetado via oral, nasal ou intravenosa, o FDG atua no organismo do paciente, que é encaminhado para o equipamento, onde será posicionado para obtenção das imagens.

    O tempo total do exame é de, aproximadamente, 3 a 4 horas. Após o exame, o paciente está dispensado, sem quaisquer restrições.

  • Em quanto tempo, recebo os resultados?
  • Os resultados são disponibilizados uma semana após a realização do exame, após a emissão do laudo por um médico especialista em Medicina Nuclear e um especialista em Radiologia.

  • Quais as indicações?
  • É indicado para avaliação de certas condições cardíacas, doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (Ex.: Epilepsia) e casos de melanomas, câncer de cólon, reto, tireóide, e carcinomas de cabeça, pescoço, esôfago, pulmão, estômago e mama.

  • Em Oncologia, permite:
  • - Detecção precoce da presença ou não de câncer;
    - Avaliar o estadiamento tumoral, observar a extensão da doença, determinar o tratamento apropriado e indicar o prognóstico do caso;
    - Monitorar precisamente a terapia, avaliação do tratamento escolhido e alteração precocemente, caso não apresente resultados;
    - Avaliar a recorrência/recidiva, , resultados apurados em relação a recorrência e alterações pós-terapia.

  • Quais as contraindicações?
  • A emissão de uma pequena quantia de radiação implica em casos de amamentação. A paciente deve avaliar com seu médico os riscos e benefícios do exame. É recomendado suspender a mamada por mínimo de 6 horas, e máxima de 24 horas após exame.
    O FDG não causa efeitos colaterais, podendo ser usado também em pacientes diabéticos. O PET-CT é um exame simples, seguro e indolor, e realizado em equipamento aberto, sem implicações em casos de claustrofobia.


>> PREPARO DE PET CT ONCOLÓGICO

O PET/SCAN (ou PET/CT) é um equipamento que, através da sobreposição de imagens metabólicas (PET) à imagens anatômicas (CT), resulta em uma terceira imagem, gerada, portanto da união entre Medicina Nuclear e Radiologia.

Enquanto o PET diagnostica mudanças anatômicas no corpo, o CT analisa as informações sobre a anatomia em si, fornecendo tamanho, formato e localização. Desta forma, essas tecnologias promovem maior sensibilidade e resolução espacial e melhor relação sinal-ruído nas imagens, garantindo precisão em seus resultados, principalmente em casos de câncer, doenças cardíacas e desordens do cérebro.

Em relação aos demais tipos de diagnósticos por imagem, o PET SCAN é capaz de medir o metabolismo das lesões antes mesmo que a anatomia seja afetada, favorecendo o diagnóstico de doenças neoplásicas e potencializando suas chances de tratamento e cura.

Especilistas em exames e consultas

O Grupo Prodimagem conta com uma equipe técnica especializada e dedicada a lhe atender com os melhores serviços. Acesse o link abaixo e veja a lista com nossos profissionais e agende sua visita. Aproveite a facilidade de nossos serviços online. Evoluímos para melhor atender.


VEJA NOSSOS PROFISSIONAIS